Como criar um MVP

Como criar um MVP

Quando pensamos num MVP devemos pensar em algo extremamente simples. Essa é apenas a primeira funcionalidade a ser disponibilizada para o cliente. Você não necessita passar 3 anos pesquisando o mercado, mas é importante ter algum contato com os usuários finais.

O objetivo para o pré-lançamento de uma startup é extremamente simples:

  1. Lance rapidamente
  2. Consiga os primeiros clientes
  3. Converse com os usuários e obtenha feedback

A realidade é que a ideia completa do seu projeto é algo brilhante que esta na sua cabeça, e você deve manter isso na sua cabeça. Voce precisa ser muito flexível, pois a funcionalidade completa que pensa em construir não é necessariamente o que os clientes querem comprar. Você deve escutar os clientes e fazer aquilo que eles precisam.

E mais importante vá fazendo em etapas, interagindo a cada fase com novas funcionalidades.

Na maioria dos casos, se pode construir um MVP em semanas, não meses. Muitas startups podem começar com simples Landing Pages e planilhas de Excel.

Outro ponto importante, se deve concentrar nas principais necessidades dos usuários iniciais da aplicação. Muitos fundadores tentam resolver todas as necessidades de todos os potenciais usuários, quando na realidade deveriam focar apenas nas necessidades mais importantes dos primeiros usuários. Deve se ter clareza que o MVP é apenas o ponto de partida, não um destino especial a se chegar.

Um MVP não é algo tão especial…. Você se lembra do lançamento do Facebook? Como foi o lançamento do Twitter? Como era a página inicial do Airbnb?

Provavelmente não…  Não havia nada de especial nessas páginas, nenhuma das funcionalidades que tanto fazem sucesso hoje. Mas foram um ponto de partida para o aprendizado e melhoria do processo para ajudar a solucionar os problemas dos seus clientes.

Somente em alguns casos o seu MVP deve ser mais elaborado, em casos que esta lidando com industrias altamente reguladas como saúde e bancário. Se estamos trabalhando com ciências duras também será necessário mais tempo. Não se pode construir um foguete ou uma nova droga para curar o cancer em apenas algumas semanas. Nesses casos o seu MVP pode ser algo extremamente simples como um site WordPress explicando o processo que vai resolver.


Salir de la versión móvil