Profissões de Data Science

Data Science é um campo em continua expansão e profissionais de diferentes perfis são necessários para criar uma solução completa. Abaixo as diferenças entre os principais perfis necessários para Data Science:

Data Scientist – Um cientista de Dados lida com todos os aspectos do projeto, desde o conhecimento do negócio, sabendo o que é importante para o negócio, para a coleta e analise de dados e finalmente para as visualizações e apresentações.

Data Analyst – Responsável por diferentes tarefas como visualização, transformação e manipulação de dados, algumas vezes responsável por web analytics tracking e testes A/B, frequentemente responsável pela preparação de dados para a comunicação empresarial.

Data Engineer – Responsável pelo design, construção e manutenção de pipeline de dados. Necessitam testar o ecossistema para o negócio e preparar dados para os cientistas de dados executarem seus algoritmos.

Data Architect – Necessita garantir que os dados estão bem formatados e acessíveis para os cientistas de dados e analistas além de melhorar a performance dos pipelines de dados. Em outras palavras, necessitam manter a consistência dos dados e decidir quem pode ver, usar e manipular diferentes seções de dados.

Data Storyteller – Não se limita apenas a visualização de dados e construção de relatórios, se concentra em encontrar a melhor narrativa que melhor descreva os dados e desenvolve maneiras criativas para expressar essa narrativa. É uma linha intermediária entre análise de dados pura e a comunicação humana.

Machine Learning Scientist – Realiza investigação para descoberta de novos algoritmos e insights. Escreve papers científicos com os resultados destas analises e descobertas.

Machine Learning Engineer – Profissional familiar com vários algoritmos de Machine Learning, forte base estatística e alguns conceitos básicos de Engenharia de Software. Responsável pelo design e construção de sistemas de Machine Learning, executando testes e monitorando diferentes sistemas quanto a performance e funcionalidade.

Business Intelligence Developers – Responsável pelo design de estratégias para os usuários do negócio encontrar as informações que necessitam e possam tomar decisões de forma rápida e eficiente.

Database Administrator – Gerencia os bancos de dados da empresa, monitora e assegura de que tudo esteja funcionando de forma adequada, mantém registro do fluxo de dados e assegura a execução das politicas de recuperação de desastres.

Technology Specialist – Especialista em tecnologias específicas como processamento de vídeo, Processamento de Linguagem Natural, Deep Learning, etc.

Data Science é uma industria que está em. constante evolução para a criação de melhores soluções para ajudar os usuários

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Salir de la versión móvil