O que é Biohacking

Biohacking se refere a otimização da performance humana, saude e bem-estar com a ajuda da ciência, nutrição, tecnologias e com auto-experimentação orientadas a dados.

Muitas pessoas tem visões diferentes sobre como se define o Biohacking e o que engloba. Podemos classificar essas iniciativas em 8 áreas:

  • Body Hacking – Consiste em pessoas que buscam fazer modificações no corpo humano inserindo elementos para melhorar a performance ou conhecer melhor o corpo. Nesse contexto se encontram dispositivos cibernéticos ou com a introdução de Bioquimicos. Estas aplicações estão fundamentadas no movimento hacker e as pessoas envolvidas nesse processo tem uma alta tolerância ao risco, muitas vezes colocando a própria vida em risco.
  • Nootrópicos – Também conhecidos como drogas inteligentes que supostamente melhoram o desempenho cognitivo da pessoa. Uma grande quantidade de suplementos e drogas naturais ou sintéticas indicam que podem melhorar a função cognitiva da pessoa auxiliando na relaxação, melhoria de foco e atenção, memória, criatividade e motivação em indivíduos saudáveis. O nootrópico mais conhecido e utilizado no mundo é a cafeína.
  • DIY Biology – é um movimento crescente da biotecnologia onde indivíduos, comunidades e pequenas organizações, estudam biologia e as ciências da vida, usando os mesmos métodos de instituições de pesquisa tradicionais. Normalmente essas atividades são realizadas como hobby ou para empreendimentos sem fins lucrativos, ou mesmo para aprendizado de inovação cientifica aberta com o objetivo de abrir um negócio com fins lucrativos.
  • Self experimentation Medicina – Indivíduos com alguma patologia ou uma pseudo patologia, que decidem abandonar os conselhos médicos e decidem por si só buscar a cura para a sua saúde. Já temos documentado milhares de casos de pessoas que conseguiram encontrar a cura ou mesmo desenvolver novos métodos de tratamento através desse método. Infelizmente a maioria das pessoas que enveredam por esse caminho não tem a mesma sorte e muitas vezes acabam piorando a sua condição de saúde e levando a situações irreversíveis. Também podem ser enquadrados nessa situação, pessoas que com acompanhamento médico, decidem se arriscar com novos tratamentos para solucionar situações que seriam impossíveis de resolver com a Medicina Tradicional e aceitam se submeter as experimentos que ainda não foram cientificamente comprovados.
  • Nutrigenomics – A genética nutricional é a ciencia que estuda o relacionamento entre o genoma humano e a nutrição humana e a saúde. Pesquisadores dessa área desenvolvem métodos para entender como o corpo humano reaciona com o consumo de alimentos específicos como também a influencia de um conjunto de genes ou genes específicos com os alimentos.
  • Lifestyle – A medicina de estilo de vida analisa como os hábitos e comportamentos do estilo de vida da pessoa influencia na saúde dos indivíduos. Já está provado que hábitos saudáveis aumentam consideravelmente a expectativa e a qualidade de vida das pessoas.
  • Performance Psychology – é uma subdivisão da psicologia que examina os fatores psicológicos que influenciam uma melhora na performance humana. Está focada na obtenção de resultados em áreas como esporte, negócios e criatividade. A aplicação destes princípios ajudam as pessoas a produzir resultados superiores trabalhando sobre pressão produzindo resultados superiores a média das pessoas.
  • Quantified Self – Se refere ao fenomeno cultural de pessoas que comunidades que utilizam tecnologias para monitorar em tempo real sua saude com analises de atividade física, batimento cardíaco, etc. Dispositivos como Fitbit e Apple Watch ajudaram a popularizar essas técnicas que podem ser usados de forma simples para obter dados em tempo real da saude das pessoas.